R. do Oratório, 1606 - Conj. 103 - Mooca, São Paulo

Ortodontia

Aparelho Fixo

Aparelho Móvel

Aparelho Autoligável

ESpecialidades

Tratamento Ortodôntico - Aparelho Fixo

O aparelho fixo é constituído basicamente por um conjunto de peças (braquetes) metálicas, de porcelana ou resina, que são coladas aos dentes e que possuem uma canaleta por onde passa um fio (arco) que produz a força para movimentar os dentes e alinha-los; e as bandas que são instaladas nos molares que servem de âncora para todo o aparelho. A concepção deste aparelho permite que ele suporte forças das mais variadas intensidades. Portanto, é recomendado para casos quando há desalinhamentos leves até os mais severos. Recomendados para todos os tipos de alterações na mordida e faixa etária.

Tratamento ortodôntico

Aparelho Móvel

Este tipo de aparelho faz pequenos movimentos nos dentes e é ideal para crianças, principalmente entre os 6 e 12 anos, pois elas estão em fase de crescimento e os dentes não estão totalmente estabilizados. Por ser móvel, a tentação de não usá-lo é grande, afinal, no início, causa certo desconforto ao usuário. Mas é preciso usar constantemente, de dia e, principalmente à noite. Este tipo de aparelho precisa de ajustes a cada mês para um bom resultado, pois a cada consulta o ortodontista realiza ajustes sutis que vão alterando a sua configuração.
O uso do aparelho móvel pode ser necessário de um a dois anos, tempo suficiente para corrigir problemas ósseos e funcionais da arcada. Se, mesmo assim, for necessária uma correção mais efetiva, é colocado o aparelho fixo que irá posicionar os dentes de forma definitiva.

Tratamento ortodôntico

Aparelho Autoligável

O aparelho ortodôntico autoligado é composto por braquetes que não precisam de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas, para manter o fio ou arco ortodôntico preso ao aparelho. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior. Isso diminui o atrito e permite que os dentes se movimentem mais rápido. Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples.

Quanto tempo demora em média o tratamento?

É difícil prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente.