R. do Oratório, 1606 - Conj. 103 - Mooca, São Paulo

Profilaxia

O que é profilaxia dental?

Manter a saúde bucal em dia é algo extremamente importante para evitar diversos problemas odontológicos. Muitas pessoas não sabem, mas a limpeza dentária realizada em consultório pode fazer a diferença, mandando pra longe problemas como tártaros, cáries e gengivite.

Qual a importância de se realizar a profilaxia dental periódica?

O tártaro e a placa provocam a inflamação da gengiva (gengivite). A gengiva inflamada fica inchada, mais vermelha e sangra a escovação ou até espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando perda óssea, mobilidade dental e até perda dos dentes. Portanto, realizar a profilaxia periódica é essencial.

Como ela é realizada?

O cálculo (tártaro) é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). O biofilme (placa bacteriana) é removido através de um polimento dentário, feito com jato, água e bicarbonato.

O procedimento é dolorido?

Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência, geralmente o desconforto é mínimo. Alguns poucos pacientes, que têm dentes mais sensíveis, precisarão de anestesia. .

De quanto em quanto tempo devo fazer profilaxia dental?

Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Mas há pessoas que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses ou até mensalmente), e algumas pessoas poderão realizar o procedimento uma vez por ano.