R. do Oratório, 1606 - Conj. 103 - Mooca, São Paulo

Clareamento Dental

Especialidades

Clareamento dental - Dentes mais brancos

Muitas vezes os dentes podem apresentar alterações de cor causadas por hábitos, tais como: o uso abusivo do cigarro, café, chá, Coca-Cola, alimentos com corantes, ou acúmulo de bactérias devido à má higiene bucal, estes hábitos podem tornar os dentes escuros, manchados e sem brilho. Outras vezes, os dentes podem apresentar-se amarelos por envelhecimento, fatores genéticos, problemas internos e uso excessivo de antibiótico (tetraciclina) quando criança. Mas hoje em dia, já é possível branquear ou clarear seus dentes com segurança.

Clareamentos

As técnicas de clareamento utilizadas são:

1

Clareamento Caseiro

A técnica consiste basicamente na moldagem das arcadas dentárias do paciente para a obtenção de uma moldeira de silicone (feita pelo dentista com o formato exato dos seus dentes). Feito isso, o paciente deverá aplicar a solução clareadora nos dentes indicados pelo período determinado. O tratamento é feito em média de 1 a 3 horas diárias, para os clareadores que possuem concentração de 10% e 16%. Para os que tem concentração 22%, uma hora já é o bastante.

2

Clareamento feito no consultório

É quase igual ao caseiro, mas o gel utilizado é mais forte. Geralmente subdivide-se em:

-

Clareamento com o uso de laser ou led

Tem a função de potencializar a ação do gel oxidante, fazendo o resultado aparecer mais rápido. Ele age como catalisador, acelerando o processo de clareamento. Esse método, quando comparado ao clareamento caseiro, tem por vantagem o fato de ter efeitos bem mais rápidos, porém o resultado é semelhante.

-

Clareamento em dentes com tratamento de canal

Feito em dentes isolados com alteração de cor. O gel, que é mais concentrado, é inserido no interior do dente e deve ser trocado pelo dentista, podendo ser, ou não, combinado com o clareamento a laser e/ou caseiro.

Os produtos utilizados no clareamento não promovem nenhum prejuízo a saúde bucal e geral do paciente, se utilizados corretamente conforme orientação. O paciente deve saber que após o clareamento, às vezes, é necessário trocar ou retocar as restaurações antigas, pois as restaurações não sofrem ações dos clareadores, podendo parecer mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética. A manutenção geralmente é feita de 1 a 4 anos, dependendo da dieta do paciente (ingestão de alimentos com corantes), cigarro e de outros fatores.